Escolha uma Página

Carga Comum

A taxa mensal cobrada por um condomínio para cobrir o custo de manutenção das áreas comuns e serviços.

Na verdade, Gregor, além da sonolência excessiva depois de dormir por tanto tempo, se sentia completamente bem e até se sentia mais faminto do que o habitual. Certa manhã, quando Gregor Samsa acordou de sonhos conturbados, ele se viu transformado em sua cama em um verme horrível.

Ele estava deitado em suas costas como uma armadura, e se ele levantasse a cabeça um pouco, ele poderia ver sua barriga marrom, ligeiramente abaulada e dividida por arcos em seções rígidas. A roupa de cama mal conseguia cobrir e parecia pronta para escorregar a qualquer momento. Suas muitas pernas, lamentavelmente finas em comparação com o tamanho do resto dele, acenavam impotentes enquanto ele olhava.

“O que aconteceu comigo? ” ele pensou. Não foi um sonho. Seu quarto, um quarto humano adequado, embora pequeno demais, ficava pacificamente entre suas quatro paredes familiares.

Uma coleção de amostras de tecidos estava espalhada na mesa – Samsa era um vendedor ambulante – e, acima dela, estava pendurada uma foto que ele recentemente recortara de uma revista ilustrada e abrigava uma bela moldura dourada. Mostrava uma dama vestida com um chapéu de pele e boá de peles que ficava de pé, levantando um pesado regalo de pele que cobria todo o antebraço em direção ao espectador.

Gregor então se virou para olhar pela janela o tempo ruim. Gotas de chuva podiam ser ouvidas batendo no painel, o que o fez se sentir muito triste. “Que tal se eu dormir um pouco mais e esquecer todo esse absurdo”, ele pensou, mas isso era algo que ele era incapaz de fazer porque estava acostumado a dormir à sua direita, e em seu estado atual não conseguia entrar naquele posição.